“Pois, de que adianta
um homem conquistar
o mundo inteiro,
e
perder a sua alma.”
(Bíblia, Marcos, 8.36)

1. O HOMEM QUE SALVOU O MUNDO...

Fotografia do tenente coronel soviético Stanislav Petrov tirada em 1999. Fonte: Alamy Images / Fotógrafo Nikolai Ignatiev

Vejam o documentário no link a seguir: https://www.youtube.com/

O informativo deste mês celebra a paz e a esperança, no meio de tantos conflitos e de tantas incertezas. Esperança que nos leva a lembrar, mesmo nos períodos mais sombrios, de nossa humanidade. E de nossa alma.

E para louvar a esperança e a humanidade, sugerimos que conheçam, ou relembrem, a história de Stanislav Petrov, o oficial soviético que salvou o mundo.

Quando soou o alarme de que um míssil rumava para a então URSS, em 1983, Petrov teve 15 minutos para decidir se acionava, ou não, os mísseis de resposta, com ogivas nucleares, do arsenal existente. E foi justamente pela capacidade de acreditar nos outros, e de manter a esperança na humanidade, que ele não o fez e permitiu que estivéssemos hoje neste mundo.

Um resumo dessa história pode ser lido no site do El País: https://brasil.elpais.com/

Vale ler e assistir, com tempo e calma, o documentário acima! É o nosso convite deste mês!

Esperamos que o aceitem e que o apreciem!

E que mantenham a esperança!

2. NOTÍCIAS JURÍDICAS – BRASIL

Fonte: Unsplash / Foto de Nathan Dumlao

Homofobia, além de crime, configura Justa Causa.

Cada vez mais, a inclusão de minorias sociais tem se tornado um tema latente na sociedade. Não por outra razão, o STF equiparou a homofobia ao crime de racismo e a Justiça do Trabalho não vacilou em confirmar a dispensa, por justa causa, de empregado que teve conduta discriminatória com colega.

Em sentença, o juiz considerou que “o comportamento do autor rompeu a fidúcia inerente à relação empregatícia, na medida em que adotou conduta manifestamente contrária às normas empresariais, legais e sociais de harmonia e boa convivência no ambiente de trabalho, provocando comentários preconceituosos, de teor homofóbico, contra colegas de trabalho” e ameaçando sua integridade física e psicológica, nos autos do Processo nº 0000258-92.2021.5.23.0071. Fonte: https://www.migalhas.com.br/

Fonte: Unsplash / Foto de 101 Cats 

TST aplica a Súmula nº 443 para empregada com câncer e entende pela dispensa discriminatória.

O Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a neoplasia maligna, não somente se trata de doença grave, como, comumente, produz estigma social. Por esta razão, o Tribunal definiu que incumbia ao empregador “demonstrar de forma insofismável que a demissão não foi motivada direta ou indiretamente pela enfermidade”. Ainda, definiu que a redução no desempenho não era suficiente para motivar a dispensa da autora, mantendo a decisão regional que reconhecera a dispensa discriminatória, nos autos do processo nº 0010953-57.2018.5.03.0107.

Fonte: Unsplash / Foto de WildPixel 

Desigualdade de gênero. Brasil está abaixo da média global na nomeação de mulheres para Cortes Supremas.

Que as dificuldades enfrentadas pelas mulheres são infinitamente maiores do que os homens enfrentam, não é novidade. Infelizmente, a perpetuação da desigualdade de gênero acontece nas mais variadas esferas da vida e o Poder Judiciário também está inserido nesse contexto. Um estudo da Universidade de Oxford aponta que a média global é a de 26% de mulheres a ocupar cargos em Cortes Supremas, enquanto o Brasil possui a triste marca de apenas 3 mulheres nomeadas, em sua história. Além disso, nunca houve a nomeação de uma mulher negra para o STF, ainda que 54% da população brasileira seja negra. Certamente, existe muito a ser feito.

Fonte: Unsplash / Foto de Piranka 

A partir de abril, custas poderão ser recolhidas por PIX ou cartão, no âmbito do STF.

Lançado em outubro de 2020 e atualmente com mais de 120 milhões de cadastrados, o sistema de transferência de valores, instantâneo e gratuito do Banco Central, PIX, terá uma nova aplicação: o recolhimento de custas judiciais, por meio da plataforma PagTesouro, disponível no portal do STF, por força da Resolução 766, de 11/03/22, como meio de ampliar o acesso à jurisdição.

3. NOTÍCIAS JURÍDICAS – OUTROS PAÍSES

Fonte Unsplash / Fotógrafo Walter Otto 

Recusa de autorização para resguardo domiciliar, a fim de evitar contaminação por COVID-19, não é ato passível de questionamento em mandado de segurança.

A Corte Suprema do México negou a possibilidade de se discutir em juízo de amparo – equivalente ao mandado de segurança do direito brasileiro – o ato do empregador que recusa pedido do empregado de instituição de saúde pública de permanecer em resguardo, para evitar contaminação por COVID-19. O julgado afirma que a decisão do empregador “não constitui um ato de autoridade pública para os efeitos do juízo de amparo”. Diz, ainda, que a controvérsia se põe em uma “relação de coordenação, de modo que o patrão não atua com faculdades de império, senão que como sujeito de uma relação de trabalho”. O precedente é de janeiro do corrente ano e encontra-se em https://sjf2.scjn.gob.mx/

Fonte Unsplash / Fotógrafo Alex Knight 

Validade da prova obtida por meio de vídeo-vigilância.

O Supremo Tribunal de Justiça da Espanha unificou sua jurisprudência e admitiu a validade de prova obtida por meio de vídeo-vigilância. No processo examinado, o empregado sabia da existência das câmeras. Não lhe havia sido expressamente indicada, todavia, a razão para a sua instalação, sendo certo que eram utilizados também para controlar o acesso de pessoas ao local. Provada a justa causa por meio de imagens gravadas, o trabalhador alegou que o uso feito do equipamento era irregular. Na decisão de Unificação de Doutrina nº 4877/2018, com a sentença nº 817/2021, proferida em 21 de julho de 2021 (ECLI:ES:TS:2021:3115), o tribunal adverte que “o relevante é que o trabalhador sabia da existência de câmeras de vídeo-vigilância”. Prossegue o julgamento com a afirmação de que, “quando o trabalhador conhece que se instalou um sistema de controle por vídeo-vigilância…não é obrigatório especificar a finalidade para a qual se estabeleceu esse controle”.

Fonte Unsplash / Fotógrafo Adeolu Eletu  

Direito à intimidade X Liberdade de expressão.

A Corte Suprema do Reino Unido viu-se obrigada a decidir difícil controvérsia sobre o conflito entre liberdade de expressão, sob o prisma da liberdade de imprensa, e respeito à intimidade da vida privada. Um jornal divulgou a existência de investigação em torno do possível envolvimento de dirigente de entidade pública em práticas ilícitas. O prejudicado questionou a conduta e pediu indenização. A decisão tomada examina os pressupostos para que uma informação fique sujeita à proteção conferida à intimidade, especialmente diante da liberdade de expressão também assegurada por diferentes normas legais. No § 105 da decisão, a Corte afirma que não há precedência entre direito à intimidade e direito à informação, de modo que, no conflito entre ambos, “é preciso atentar cuidadosamente à comparação da importância dos direitos invocados no caso concreto”. O julgamento pode ser lido em https://www.bailii.org/. Para quem quiser ir além, há também um vídeo da sessão de julgamento em https://www.youtube.com/.

Fonte Unsplash / Fotógrafo Alex Kotliarskyi 

Chile aprova lei que proíbe discriminação genética.

Foi aprovada no Chile, em fevereiro do corrente ano, a Lei nº 21.422, que proíbe discriminação de empregados por motivos genéticos, ou seja, por conta de alterações genéticas que “causen una predisposición o un alto riesgo a una patología que pueda llegar a manifestarse durante el transcurso de la relación laboral” (art. 1º). O texto integral da lei está disponível em https://www.bcn.cl/

Fonte Unsplash / Fotógrafo Corentin

Constitucionalidade das leis interpretativas.

Na sentença nº 61/2022, a Corte Constitucional italiana examina a constitucionalidade de lei que, dizendo-se interpretativa – de que decorre, no sistema jurídico italiano, o seu efeito retroativo –, vai além da mera eleição de um dos possíveis sentidos da norma jurídica interpretada, inovando, na verdade, o quadro do direito posto. A decisão esclarece que a incorreta qualificação da norma como interpretativa não implica, por si só, afirmação de sua inconstitucionalidade, sujeitando-a, porém, a escrutínio mais rigoroso. Se não houver razoabilidade na previsão, aí sim é o caso de falar-se em inconstitucionalidade, como se entendeu ter ocorrido na situação examinada no julgamento. A sentença está disponível em https://www.cortecostituzionale.it/

4. PALESTRAS

E o mundo se mostrou globalizado no último dia 4 de março p.p.. Nesse dia foi defendida a tese de Mme Dyaudyunova. A tese foi feita e defendida na Université d’Aix-Marseille, França, sob a direção do Prof. Alexis Bugada e Prof. Estêvão Mallet. A aluna estava em Moscou, e os professores que compunham a banca – Profs. Alexis Bugada, Allison Fiorentino, Estêvão Mallet, Jean Claude Javillier e Homero Batista Mateus da Silva – nos mais diversos lugares do mundo. E o evento foi fotografado:

Parabéns à Université d’Aix-Marseille, aos professores e a Mme Dyaudyunova que foi aprovada.

5. INDICAÇÕES CULTURAIS

EXPOSIÇÃO: AMAZÔNIA – SEBASTIÃO SALGADO (SESC POMPÉIA)

Fonte: ©️ Sebastião Salgado

A genialidade de Sebastião Salgado ainda não teve tempo de descansar. Aos 78 anos, os olhos brasileiros que trouxeram os olhares mais sublimes do mundo, ao mundo, presenteiam-nos com a exposição “Amazônia”, fruto de uma imersão de 7 anos na floresta, uma das nossas maiores riquezas.

Para informações sobre horários, acesse o link a seguir: https://www.sescsp.org.br/

EXPOSIÇÃO: VOLPI POPULAR – MASP

No ano em que comemoramos o bicentenário de nossa independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22, celebremos o Artista-Operário e autodidata, Alfredo Volpi. Para mais informações, acesse o link: https://masp.byinti.com/

PEÇA DE TEATRO: CANDLELIGHT BALLET: LAGO DOS CISNES DE TCHAIKOVSKY À LUZ DE VELAS

Fonte: Google/ Bradesco Cultural

O Teatro Bradesco recebe o clássico Lago dos Cisnes, em uma conformação intimista e, por que não dizer, inusitada. À luz trêmula, produzida pelas velas espalhadas ao longo do palco, o expectador pode apreciar clássicos românticos do compositor russo Tchaikovsky, interpretados por um sexteto de cordas. Para mais informações e ingressos, acesse o link: https://feverup.com/

LIVRO: A PEDIATRA

Cecília é o oposto do que se imagina de uma pediatra ― uma mulher sem espírito maternal, pouco apreço por crianças e zero paciência para os pais e mães que as acompanham. A medicina era um caminho natural para ela, que seguiu os passos do pai. Apesar de sua frieza com os pacientes, ela tem um consultório bem-sucedido que, aos poucos, perde lugar para um pediatra humanista, que trabalha com parteiras e acompanha partos domiciliares. Mesmo a obstetra cesarista com quem. Cecília sempre colaborou agora parece preferi-lo. Ela fará, então, um mergulho investigativo na vida das mulheres que seguem o caminho do parto natural e da medicina alternativa, práticas que despreza profundamente. Em paralelo, vive uma relação com um homem casado, de cujo filho ela acompanhou o nascimento como neonatologista. E é esse menino que irá despertar sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra. Disponível nas melhores livrarias!

LIVRO: OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO

Júlio Cortázar, amante do boxe, uma vez escreveu: “o romance vence sempre por pontos, enquanto o conto deve vencer por nocaute”. Se a beleza de um conto está em sua capacidade de síntese, vale desbravarmos a beleza dos contos produzidos por brasileiros. De Clarisse Lispector, Hilda Hilst, Mário de Andrade, Rubem Fonseca, e tantos outros mestres da caneta, a obra é uma verdadeira pérola aos amantes da literatura nacional. Com um recorte temporal, o livro se divide em décadas e uma das suas maiores riquezas é nos permitir perceber como a literatura evolui junto com a história, a partir dos temas que aborda. Alguns, atemporais, é verdade. De leitura fácil é, certamente, obra obrigatória em todas as estantes. E cabeceiras. Disponível nas melhores livrarias.

FILME: O BECO DO PESADELO

Fonte: Google / 20th Century Studios

Vejam o trailer no link a seguir: https://www.youtube.com/

Para quem estava com saudades de frequentar uma sala de cinema, está aí um forte motivo para tanto. O vencedor do Oscar, Guillermo Del Toro, dirige uma obra situada nos anos 40 e estrelada por Bradley Cooper, que chamou a atenção de um dos maiores cineastas da história: Martin Scorsese. Ao perceber que a obra não estava recebendo a devida atenção do público, fez um apelo para que fossem assistir ao filme e assim falou: “Um cineasta como Guillermo, que entrega produções construídas com esse amor e paixão, não apenas precisa do nosso apoio: ele merece isso”.  Vale a pena ver! Disponível também em plataformas de streaming.

FILME: VERMELHO COMO O CÉU

Fonte: Google / Adoro cinema.

Vejam o trailer no link a seguir: https://www.youtube.com/

Em momentos de incertezas, histórias inspiradoras acalentam nossas angústias. E é justamente o caso do renomado diretor de som italiano, Mirco Mencacci, que, na década de 70, ao sofrer um acidente que lhe cegou, não encontrou barreiras que pudessem frear sua paixão: o cinema. Aos 10 anos, Mirco foi obrigado a frequentar uma instituição para crianças com deficiência visual, em Genova, onde encontrou um gravador de fita que iria ser seu grande companheiro de produção sonora – ainda que sob constantes ameaças de expulsão do diretor do instituto. Enfim, Mirco provou ao mundo que a coragem de manter a esperança viva pode mudar vidas. Vale a pena ver! Disponível no YouTube.

6. INSTITUIÇÕES

TURMA DO BEM - OSCIP

Fonte: site Turma do Bem.

Em 1995, o Dr. Fábio Bibancos escreveu seu primeiro livro, Um Sorriso Feliz para seu Filho, com foco na prevenção de problemas odontológicos. Durante o lançamento, foi convidado a fazer palestras em colégios particulares e, depois, em escolas da rede pública, onde as mães contavam as suas histórias e as dificuldades com a prevenção odontológica. Foi então que resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender, gratuitamente, alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia inovadora que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem. Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP.

Para maiores informações, acesse o link a seguir: https://turmadobem.org.br/br/

Participe e ajude essa causa!

7. ANIVERSÁRIOS

Fonte: Youtube / Travel Owls Music

Vejam o vídeo acima, disponível, também, no link a seguir: https://youtu.be/

O mês de abril será lembrado por uma data especial. No dia 25 comemoraremos o aniversário da nossa querida sócia, Dra. Erika Imbiriba Hesketh. E, em homenagem a ela e aos aniversariantes, clientes, amigos, leitores, seguidores, e aos heróis e heroínas deste mundo, dedicamos este Informativo.

Com apenas um desejo! De Esperança e de Paz!

O Informativo deste mês foi elaborado pelo José Dirceu Stevenson Braga de Lima, alguém que celebra a paz e a esperança, que aprecia a amizade, a gentileza, a boa culinária, o direito e a vida, e contou com a colaboração de amigos, colegas, clientes, leitores e seguidores, inclusive um, secreto, conhecido também por M. Alberto S. V..

Aguardem o Informativo de maio! Ele trará muitas outras novidades!

E acessem o conteúdo deste e dos próximos Informativos pelo Linkedin!

Outros Números

VER MAIS