SEÇÃO I – NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO COLETIVA

O dia em que a Internet se juntou para comprar um castelo

informativo131_02

Localizado junto um lago artificial, na famosa região do Vale do Loire, em França, o castelo de La Mothe-handeniers tornou-se uma enorme propriedade coletiva. O castelo foi comprado por 18.600 pessoas por meio de uma campanha de crowdfunding (ou financiamento coletivo). Este método, que envolve a angariação de fundos para um determinado projeto, no âmbito de uma comunidade que partilha o mesmo interesse, começou há três meses, terminou no dia de Natal e o resultado não podia ser mais animador.

Tudo começou graças à iniciativa da plataforma de financiamento Dartagnans, um site que se dedica a tentar salvar o património cultural de França. Assim que tiveram conhecimento do estado de degradação em que o edifício se encontra, os responsáveis pela plataforma lançaram um pedido de ajuda a todos os utilizadores. A Internet foi utilizada para salvar o castelo e permitiu a arrecadação de cerca de 1,6 milhões de euros, transformando o castelo de La Mothe-Chandeniers em uma imensa propriedade patrimonial coletiva, conforme escreve o jornal espanhol El País. “Foi a primeira vez que a compra coletiva de um monumento foi proposta e o sucesso é histórico”, assegurou Roman Delaume, responsável pela operação na web especializada em financiamento popular, à agência de notícias EFE.

Apesar do visível estado de abandono, o valor histórico do castelo é inquestionável. Trata-se de uma fortaleza que remonta ao século XII, altura em que foi ocupada pelos ingleses duas vezes. Ficou parcialmente destruída durante a Revolução Francesa, mas foi comprada em 1809 por um empresário francês. Anos mais tarde, em 1932, ocorreu um incêndio, que terá sido fatal, por danificar grande parte do interior e exterior do edifício. Roman Delaume espera que agora os cerca de 18.600 proprietários do castelo ajudem a restaurar este lugar histórico, uma vez que há entre os adquirentes arquitetos e engenheiros. Para maiores informações: https://www.youtube.com/watch?v=Yq6YRqiiDMghttps://www.youtube.com/watch?v=9Y2bWWsthrg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *