SEÇÃO I – O AMANHÃ QUE NOS INSPIRA HOJE E SEMPRE


Eis o novo ano! São e serão 365 dias a nos mostrar que a caminhada não terminou. A nova realidade está aí, a nos acolher e dizer que o horizonte da vida necessita de nossas palavras e de nosso silêncio. São justamente esses momentos de novos ciclos que nos fazem entender que o tempo para ser feliz é curto, e cada momento que vai embora não volta mais. E nos mostram que a juventude não é um tempo de nossas vidas, mas um estado de nosso espírito. Talvez o novo ano nos leve a compreender, mais cedo ou mais tarde, que o tempo que perdemos fazendo coisas de que gostamos nunca é tempo perdido, especialmente quando nos colocamos por inteiro em cada pequena tarefa ou nos maiores gestos. É claro que o novo ano não será isento de situações tempestuosas. Mas haveremos de ver sempre o lado bom da chuva que cai. E a chuva, ao cair, poderá nos ajudar a ver que o amanhã não é sinônimo de nunca e que o ontem nem sempre significa nunca mais. Os passos dados em 2014 ficaram para trás. E não há perigo em olhar para trás. Foi belo aquilo que construímos. Mas 2015 nos impõe a ir adiante, a construir novos castelos e a erguer novas catedrais. Porque há apenas um tempo em que é fundamental despertar: e esse tempo é agora! E esse tempo de agora, que será o tempo do novo ano, é o tempo da razão e da sensibilidade. E é por isso mesmo que esse tempo pode e poderá ser medido com as batidas de um relógio, mas nós vamos fazer de tudo para que cada segundo do novo ano também seja medido com as batidas de nossos corações…

SEÇÃO II – NOTÍCIAS JURÍDICAS E JULGADOS DE DESTAQUE


MTE suspende Portaria que disciplinava adicional de periculosidade para motociclistas

Esteve em vigor por pouco tempo a Portaria MTE nº 1.565/2014, que aprovou o Anexo 5 – Atividades Perigosas em Motocicleta. Tudo porque o MTE aprovou a Portaria nº 1.930/2014, em dezembro de 2014, para suspender os efeitos daquela Portaria. Enquanto não houver nova disciplina normativa do MTE, nenhum adicional será devido pelo desempenho de atividades em motocicleta.


Tribunal Superior do Trabalho prestigia boa-fé do adquirente de imóvel.

A SDI-2 do Tribunal Superior do Trabalho respaldou a liberação da penhora de um imóvel adquirido por uma professora aposentada antes do direcionamento da execução de dívida trabalhista contra o antigo proprietário do imóvel, sócio da empresa devedora. A decisão, nas palavras do Presidente do TST, Min. Barros Levenhagen, segue a nova tendência da jurisprudência do Tribunal – no sentido de que, no exame de embargos de terceiros, não se considera presumida a má-fé por parte do comprador. O inteiro teor do acórdão, relatado pelo Min. Alberto Bresciani, pode ser acessado no link RO-5875-32.2011.5.04.0000.

Tribunal do Trabalho da 2ª Região reforça jurisprudência que exige respeito ao benefício de ordem de devedor subsidiário.

A 11ª Turma do Tribunal do Trabalho de São Paulo firmou entendimento de que uma devedora subsidiária somente pode ser executada após o exaurimento patrimonial da devedora principal e de seus sócios. O precedente é importante porque realça a tese de que uma empresa tomadora de serviços que atuou dentro dos limites da legalidade não pode ser punida por violações legais praticadas, em última análise, pelos sócios da empresa prestadora de serviços e devedora principal. No sentir do Relator Ricardo Verta Luduvice, “o benefício de ordem, contido na regra do artigo 596, ‘caput’, do CPC, leva à exegese de que primeiro responde pela dívida trabalhista a devedora principal, e, somente na impossibilidade da satisfação do crédito, a execução se volta à empresa condenada subsidiariamente”. O inteiro teor do acórdão pode ser acessado no link 20140553600.

SEÇÃO III – PRÊMIOS E DISTINÇÕES




Como se costuma dizer, alegria dividida é alegria em dobro. Eis a razão para compartilharmos com nossos clientes e amigos mais uma conquista do lugar líder do Setor Trabalhista “Especializado” do Brasil, pelo já consolidado guia Análise Advocacia 500 (http://www.analise.com/). O Professor Mallet também foi escolhido como um dos Advogados mais admirados do país. Enfim, eis um estímulo para que façamos de 2015 um ano ainda mais repleto de conquistas e realizações!

SEÇÃO IV – PALESTRAS E DESAFIOS ACADÊMICOS


Ano novo e desafios acadêmicos novos para o Professor Mallet – que no dia 14 de janeiro de 2015, às 11:00 horas, proferirá a conferência “Contrato de trabalho a termo no ordenamento jurídico brasileiro”, por ocasião do Congresso Internacional “Contrato de Trabalho a Termo: Propostas para uma Reforma”, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

01012015
“Existe um único lugar onde o ontem e o hoje se encontram e se reconhecem e se abraçam, e este lugar é o amanhã.” (Eduardo Galeano em O livro dos abraços)

(As lentes da fotógrafa captam os livros-voadores de uma rua do Porto, em Portugal)

SEÇÃO V – INDICAÇÕES CULTURAIS

Um filme. Duas horas. E alguns relatos selvagens…

É difícil, quase impossível mesmo, sair ileso da experiência de assistir ao filme Relatos Selvagens. Talvez seja porque cada um de nós veja a si próprio em alguma das seis pequenas grandes histórias contadas pela câmera do diretor Damián Szifron. Do céu de onde vem o avião do primeiro relato ao inferno em que se lançam os amantes do último relato, nada é indiferente à natureza humana. O grandioso ator Ricardo Darín não chega a ser o rei dessa selva, mas apenas um dos selvagens que compõem a fauna diante de nossos olhos.

 

Mais do que café. Mais do que bicicleta. It’s KOF!

04012015
Em terra de ciclovias, vive melhor quem conhece um bom lugar para descansar sua bicicleta, apreciar um café e saborear quitutes de primeira qualidade. Pois não precisa ser ciclista para conhecer o King of the Fork (KOF), bistrô cujo nome faz referência ao conhecido King of the Mountain (KOM), prêmio dado ao ciclista que teve o melhor desempenho na subida de uma prova, como no Tour de France. Aliás, o KOF poderia estar em Paris ou em Londres, mas ele está em São Paulo, na Rua Artur de Azevedo, nº 1317, em Pinheiros. De terça a sexta das 10:00 às 20:00 horas e aos sábados até às 18:00 horas. Imperdível!

 

Em tese, é uma casa antiga com um quintal convertido em oficina de marcenaria. Na prática, é a Labmob!

 

Junte designe. Junte madeira. Junte técnica. Junte um olhar cuidadoso para a sustentabilidade. Junte pessoas das mais diversas tendências. Coloque tudo isso num laboratório. Eis a Labmob, uma escola de marcenaria que vai muito além da marcenaria. Em dois dias você aprende a fazer sua própria luminária. Em três dias você dominará a técnica para construir uma poltrona krat. É uma das melhores novidades de São Paulo! Você pode conhecer a Labmob na Rua Anhanguera, 74, Barra Funda, São Paulo/SP ou ir ao site http://www.olabmob.com.br/.

SEÇÃO VI – INSTITUIÇÕES

06012015
Rede Minha Sampa: não precisamos de muito, mas de muitos!

Não é tarefa fácil escolher prioridades sociais em nossas cidades. Por isso a organização Nossas Cidades possui inúmeras prioridades, sobretudo relacionadas a questões importantes de transparência, participação e formulação de políticas públicas. A experiência notável da Rede Meu Rio há alguns meses já está sendo reproduzida pela Rede Minha Sampa. Se você quiser participar da Rede Minha Sampa, visite o site http://www.nossascidades.org/organizations/2. A ideia é simples: paulistanos, de certidão e de coração, uni-vos! Tudo porque não precisamos de muito para construir uma São Paulo mais inclusiva, participativa e boa de se viver. Na verdade, precisamos de muitos!

SEÇÃO VII – ANIVERSARIANTES DO MÊS


São 5 os nossos aniversariantes prediletos de janeiro. No dia 6, primeira terça-feira do novo ano, a Dra. Maria Rita Floriano Ernesto inaugura os festejos com sua energia! No dia 8, a Dra. Nathalia Silva Colar Vieira leva adiante os eventos festivos em São Paulo, Berlim ou Praga! A seguir, no dia 10, a Dra. Fabiana Frias Gerin fará mais pedidos ao cortar o bolo antes ou após a aula de crossfit. No dia 12, teremos uma festa para celebrar o aniversário e a faixa azul de jiu-jitsu conquistada pelo Dr. Eduardo Alcântara Lopes. Enfim, no dia 24, nossa nova estagiária Gabriela Carrocini de Oliveira Monico completará os festejos! É certo: janeiro será um mês especial…
O Informativo deste mês contou com a colaboração de todos e foi compilado por Marcos Guilherme Cicarino Fantinato, menino confiante no amanhã, amante do jiu-jitsu e paulistano de coração.

VER MAIS